Onda de calor: Impacto das altas temperaturas na produção agrícola

O Brasil, por sua vasta extensão territorial e clima, sempre foi um dos principais protagonistas no cenário de produção agrícola. Mas, algo que tem se tornado ainda mais comum em todo o país, é o fenômeno onda de calor, causando o aumento nas temperaturas médias. Este artigo abordará o impacto das altas temperaturas na produção agrícola.

 

Onda de calor: fenômeno cada vez mais frequente

Onda de calor é um fenômeno atmosférico onde ocorre aumento acima da média nas temperaturas registradas em determinado período. Nas últimas décadas, o Brasil tem vivenciado altas temperaturas, considerando as médias anuais, devido às mudanças climáticas globais. A onda de calor não apenas afeta o conforto humano, mas também possui consequências significativas na produção agrícola.

 

Impacto da onda de calor nas Culturas Agrícolas

Estresse Térmico: Para o crescimento, todas as plantas precisam da luz do sol. Mas, a exposição excessiva e severa ocasionada pela onda de calor pode alterar a capacidade das mesmas em crescer normalmente. O estresse térmico causa danos às células das plantas, reduz a taxa de crescimento e compromete a produção de alimentos.

Redução na Produtividade: Muitas culturas agrícolas são sensíveis a temperaturas extremas. O calor excessivo durante o período de floração pode levar à queda na produção de frutos e sementes, resultando em colheitas menores.

Pragas e Doenças: Temperaturas mais elevadas podem criar condições favoráveis para a proliferação de pragas e doenças que afetam as plantas

 

Culturas Afetadas

Agricultura de Grãos: Culturas como soja, milho e arroz estão entre as mais afetadas pelas altas temperaturas. A redução da produtividade pode ter impactos econômicos significativos.

Cafeicultura: O café é uma das culturas mais importantes da história do Brasil, e a elevação das temperaturas pode afetar sua qualidade e produção, pois causa o abortamento natural dos botões florais

 

Medidas de Mitigação

Para enfrentar os desafios do clima no Brasil é importante que o produtor esteja atento e disposto à inovação. 

A previsibilidade da onda de calor e planejamento da safra é muito importante, além do investimento em sistemas de irrigação mais eficientes e gestão da água, o que contribui para redução dos impactos. O desenvolvimento de técnicas de manejo sustentável também faz com que os riscos diminuam.

 

O agro com tudo

As altas temperaturas que têm atingido quase todo o Brasil representam um risco para a produção agrícola do país. Contudo, é possível garantir que tais riscos não cheguem à sua lavoura. Para isso, é importante se planejar e contar com o apoio da tecnologia para facilitar este planejamento. Um setor ainda mais forte, com recursos eficientes e operações mais inteligentes é o objetivo da AgroBens.

Sobre o Autor:

Diogo

Especialista no agronegócio com MBA na área e vasta experiência em gestão de cooperativas no estado de São Paulo e no Paraná por mais de 10 anos, atendendo às demandas e planejamentos estratégico na gestão de pessoas, metas de vendas de insumos, área técnica, prospecção de novas áreas de atuação, relacionamento com cliente e fornecedores, setor administrativo, organizacional e gestão de silos de armazenamento de grãos.