Agricultura familiar e agronegócio

Quando se fala em Agricultura Familiar e Agronegócio, a importância para a economia brasileira fica em evidência e desempenha um papel vital. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agricultura Familiar é responsável por 77% das propriedades do agronegócio brasileiro.  

O fator social também é de grande importância e representa 67% do total de trabalhadores no agronegócio. A AgroBens apoia e investe nesse setor que merece um olhar atento.  

O perfil da Agricultura Familiar brasileira

A Agricultura Familiar é caracterizada por pequenas propriedades – com menos de 100 hectares. Geralmente, são administradas por famílias que estão no campo há várias gerações. Esses produtores investem em uma grande diversidade de produtos para oferecer uma variedade de alimentos para o povo brasileiro. 

Ficou no passado a ideia de produtor rural com o estereótipo de desinformado. Mesmo em áreas menores, a lida é feita com tecnologia dentro da propriedade e também fora dela, para facilitar o escoamento da produção. 

Desafios da Agricultura Familiar brasileira

O Êxodo Rural sempre foi um desafio para a Agricultura Familiar. Em busca de novas oportunidades nas cidades, os jovens acabam deixando o campo. Mas existe uma tendência do retorno à atividade por causa da escassez de trabalho em diversas áreas da economia e também pelo fato da Agricultura Familiar ter se tornado mais lucrativa.

Por um longo período, o acesso à crédito para Agricultura Familiar era mais difícil que atualmente. Mas com o passar dos anos, notou-se uma demanda maior de crédito – tanto por iniciativas privadas, quanto pelo setor público. 

Para se ter uma ideia, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), é um dos programas com menor inadimplência do BNDS. 

O papel das cooperativas no Brasil 

As Cooperativas Agrícolas buscam viabilizar a pequena produção e é uma herança do período dos colonos. Algumas das principais funções delas é oferecer acesso às linhas de crédito com taxas mais baixas, assistência técnica, acesso ao mercado, além de fortalecimento de comunidade. 

Apesar desses pontos importantes, a adesão ainda é pequena. Segundo os dados do IBGE, apenas 11,4% dos agricultores familiares estão vinculados às cooperativas.

AgroBens e a Agricultura Familiar

Investimos em tecnologias para facilitar o dia a dia do produtor, além de estar no radar o desenvolvimento de projetos que lidem diretamente com a Agricultura Familiar.

O Programa para Agricultura Familiar da AgroBens auxilia através de um sistema de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF), específica para pequenas propriedades, em que é feita a integração da produção de leite ou carne com hortaliças e frutas de maneira sustentável.

Entre as vantagens, estão: assistência técnica integral e gratuita, otimização dos processos, fatores de produção, geração de empregos diretos e indiretos, menor custo de produção, aumentando a renda líquida e gerando capitalização do produtor de forma sustentável, estabilidade econômica com redução de riscos e incertezas devido à diversificação da produção.

É importante ressaltar que tanto o agronegócio brasileiro de grandes produções, quanto a Agricultura Familiar, fazem parte do desenvolvimento da economia nacional e acreditamos nas duas pontas.

Sobre o Autor:

AgroBens

Somos uma Plataforma do Agronegócio, conectando todas as pontas da cadeia de forma segura, facilitada e transparente. Desenvolvemos soluções a fim de melhorar a eficiência das negociações, aliando conhecimento do dia a dia de todos os envolvidos.